Vesúvio – Itália
O Vesúvio é o episódio mais conhecido de erupção vulcânica, localizado na cidade de Pompéia, na Itália, que sumiu do mapa ao ser coberta pelas lavas do vulcão no ano de 1979. Os 2.000 habitantes do local morreram sob uma camada de oito metros de cinzas. É o único vulcão ativo do continente Europeu.
A erupção de 79 também mudou o curso do Rio Sarno e aumentou a área litorânea do entorno. O Vesúvio em si passou por diversas alterações significativas, suas encostas ficaram desmatadas e seu pico mudou consideravelmente devido à força da erupção. Desde então, o vulcão entrou em atividade diversas vezes, sendo considerado atualmente um dos mais perigosos do mundo devido a sua tendência de erupções explosivas e à população de 3,000,000 habitantes em suas cercanias, o que faz desta a região vulcânica mais populosa do mundo.
Vesúvio |
O Vesúvio visto das ruínas de Pompéia |
Tambora – Indonésia
Considerado uma das maiores catástrofes, o Tambora é um vulcão ativo localizado na ilha de Sumbawa na Indonésia. O Monte Tambora entrou em erupção entre 5 e 10 de abril de 1815, sendo considerada a maior erupção registrada na Terra, detendo o recorde do volume de matéria expelida: 180.000.000.000 m3 ou 180 Km3
Houve material eruptivo lançado a 44 km de altura, escurecendo o céu num raio de 500 km durante três dias, havendo estimativas de 92.000 mortos. A erupção criou anomalias climáticas globais. Não houve verão no emisfério norte em consequência da erupção, o que provocou a morte de milhares de pessoas devido a falta de alimento especialmente na europa, passando o ano de 1816 a ser conhecido como “Ano Sem Verão”. Culturas agrícolas colapsaram e gado morreu, resultando na pior fome do século XIX.
Monte Tambora
Kilauea – Havaí
O Kīlauea é um dos cinco vulcões localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havaí, nos Estados Unidos. Em dezembro de 2005 uma parede de rochas desmoronou, causando um abismo de 18 metros à beira do mar e um rio de Lava do Kilauea, que formou uma plataforma que dá continuidade ao continente. A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983. A mais recente erupção foi registrada em 5 de agosto de 2011. É considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo.
Kilauea
Muito interessante essa listagem dos maiores vulcões. Sempre ouvimos falar de Pompéia, mas é curioso pensar que tiveram muitos outros mais que ninguém fala. by Letícia
ResponderExcluir