4 de outubro de 2011

Ciclone, Furacão, Tufão

Furacão Katrina (Estados Unidos)

O furacão Katrina atingiu a costa sul dos Estados Unidos com uma força devastadora, entre os dias 25 e 29 de agosto de 2005. 

No dia 29 de agosto, o Katrina atingiu Nova Orleans, que foi a cidade mais afetada.  Cerca de um milhão de pessoas tiveram que deixar seus lares e mais de 1.800 pessoas morreram. 

Com ventos que chegaram a 280 quilômetros por hora, a tempestade causou também a ruptura dos diques do Lago Pontchartrain, inundando 80% da cidade, bairros inteiros ficaram praticamente submersos.

Segundo o juiz Stanwood Duval, a falta de manutenção de um grande canal de navegação pelo Corpo de Engenheiros do Exército provocou as enchentes em parte da cidade depois da passagem do furacão.

Esta divisão do Exército era responsável pela manutenção do sistema de canais e aterros que protege Nova Orleans de inundações. 

Sem dinheiro ou transporte para deixar a cidade, muitos moradores simplesmente permaneceram para enfrentar o ciclone. Antes de a cidade ser atingida, foi decretado estado de emergência, e parte dos moradores saíram da região.


Imagem de satélite do furacão Katrina

                               Furacão Katrina em Nova Orleans


 Furacão Catarina (Brasil)

O furacão Catarina atingiu a região sul do país no dia 29 de março de 2004.

Cientistas americanos afirmam que o ciclone extratropical Catarina, que atingiu a Região Sul do país era de fato um furacão. Sendo assim, Catarina é o primeiro furacão extratropical conhecido e também o primeiro a atingir o Brasil.

A cidade catarinense de Criciúma foi uma das mais atingidas. A rede elétrica teve 250 transformadores destruídos e mil postes derrubados pela ventania. Cerca de 1.2 mil pessoas ficaram desalojadas, mais de 100 casas foram destelhadas e 20 caíram. Em toda a região 20 mil residências foram atingidas.





 Imagem de satélite do furacão Catarina














Furacão Catarina no Brasil