Vulcão não é ocorre quando o magma terrestre escapa para a superfície terrestre?
E o magma na superfície não passa a se chamar "lava"?
E por estar armazenado nas Câmaras Magmáticas, no interior da Terra, sob alta pressão, ele não fica condicionado a estar também em altas temperaturas?
Se me perguntassem todas estas questões, eu responderia "SIM" para todas.
Agora se junto com elas viesse a derradeira conlusão: "Então como uma lava em alta temperatura pode submergir em meio ao Oceano?" Eu passaria a explicar:
imagem retirada do Gif animado do site mundogeografico.sites.uol.com.br |
Vulcões não possuem somente aquele formato cônico que temos em mente. Eles podem possuir formas mais ou menos íngremes, de acordo com a sua formação, idade e tipo de material expelido. Em geral, encontramos:
Vulcões-escudo: seu formato corresponde a uma montanha de base larga, devido à grande quantidade de lava expelida. Exemplo deste tipo é o Vulcão da Islândia, que paralisou o espaço aéreo europeu no ano passado.
Primeira imagem: Vulcão Eyjafjallajökull no dia 17 de abril de 2010, às15h UTC. Crédito: Sat24.com |
Exrtatovulcões: seu formado é bem cônico e a saída da lava se dá por uma pequena abertura no topo. São vulcões de grande atividade. Um exemplo é o Monte Fuji, no Japão.
Créditos: Fuli Eduarto in olhares.com/fulieduardo |
E claro,
Vulcões submarinos: São bastante comuns nos Oceanos, principalmente nas fossas abssais e na dorsal meso-atlântica. Eles são responsáveis pela renovação do fundo oceânico. Exemplo: vulcão perto da Ilha de El Hierro, pertencente às Canárias, na Espanha.
Este vulcão está sob ameaça de erupção, o que pode causar o surgimeto de uma nova ilha no local, por estar muito próximo à superfície.
Todas as vezes em que ultimamente ouvimos falar de vulcões,ele está ligado à erupções não tão intensas, mas fazendo surgir uma grande coluna de fumaça (com gases tóxicos) que provoca grandes prejuízos à população.
Mas eles também já estiveram ligados à grandes catástrofes, alguém se lembra da história de Pompéia?