Deslizamentos em Angra dos Reis matam cerca de 30 pessoas
As fortes chuvas dos últimos dias de 2009 causaram vários deslizamentos na cidade de Angra dos Reis, situada no estado do Rio de Janeiro. O pior deles foi em Ilha Grande, onde uma pousada foi soterrada e cerca de 19 pessoas morreram. Outro deslizamento de terra ocorreu no Morro da Carioca, fazendo 11 vítimas fatais, num total de 30 nessa tragédia. Em todo o Estado do Rio, 52 pessoas já morreram em consequência da chuva de final de ano.
Pousada Sankay
Situada na praia do Bananal, a pousada Sankay, uma das mais luxuosas de Ilha Grande, foi atingida por um deslizamento de terra durante a madrugada, causado pelas chuvas. A encosta desceu sobre a pousada por volta de 03:30h, quando os hóspedes estavam dormindo, soterrando 19 deles que não sobreviveram.
Yumi Farasi, de 18 anos, filha dos proprietários da pousada e mais um casal de amigos dela estão entre os mortos.
De acordo com os bombeiros, 65 pessoas que estavam hospedados na pousada escaparam com vida do incidente. (Segundo o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a maioria dos hóspedes da Sankay era de turistas de São Paulo e Minas Gerais.) Casas próximas ao local do acidente também foram atingidas pelo deslizamento, o que pode elevar ainda mais o número de vítimas.
A Pousada Sankay, em Ilha Grande, ficou totalmente destruída após o deslizamento de terra
Morro da Carioca
Deslizamento no Morro da Carioca
No Morro da Carioca, favela localizada no centro de Angra dos Reis, outro deslizamento de terra levou à morte de 11 pessoas.
O trabalho de resgate na favela é delicado, pois existe a possibilidade de um novo deslizamento se a chuva persistir. À noite, as buscas por corpos ou sobreviventes tiveram de ser interrompidas.
Desesperados, os sobreviventes deixaram rapidamente suas casas antes mesmo da chegada da Defesa Civil e dos bombeiros, levando consigo alguns pertences como roupas, eletrodomésticos e móveis.
Rodovia Rio-Santos
Uma queda de barreira, causada pelas chuvas que atingem parte do estado do Rio de Janeiro, interditou os dois sentidos da BR-101, próximo à Paraty. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a estrada já havia registrado diversos casos de deslizamento de terra entre Mangaratiba e Angra dos Reis. Também houve deslizamentos em pelo menos outros quatro pontos da rodovia, um deles ocorreu bem próximo à entrada de Angra. Não há registro de feridos.
- O prefeito de Angra, Tuca Jordão, decretou estado de calamidade pública no município.
- Em dezembro de 2002, um outro temporal deixou 40 mortos em Angra dos Reis.