8 de outubro de 2011

Ciclone, Furacão, Tufão - Conceito

Ciclone, Furacão e Tufão são nomes diferentes para o mesmo fenômeno. São todas tempestades giratórias que ganham o nome de ciclones tropicais. No Hemisfério Sul, os ciclones giram no sentido horário, no Hemisfério Norte, eles giram no sentido anti-horário.

O ciclone caracteriza-se por ser uma tempestade violenta em regiões tropicais ou sub-tropicais quando os ventos superam os 50 km por hora.

Os furacões se formam no Atlântico, Caribe e noroeste do Pacífico, em regiões de clima mais quente. São comuns no mar do Caribe ou nos EUA, com chuvas que podem durar uma semana e ventos que ultrapassam os 200 Km/h. Quando se forma longe dessas áreas, em águas frias, ele é chamado de ciclone extratropical. A intensidade dos furacões é medida por uma escala chamada Saffir-Simpson.
Os furacões são fenômenos tipicamente tropicais.

O tufão é o nome dado aos ciclones tropicais que se formam no oeste do Pacífico, no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, mais concretamente no mar da China, tendo as mesmas características de um furacão.

Ciclone, Furacão e Tufão se iniciam em regiões oceânicas onde a temperatura ultrapassa os 27º C

FORMAÇÃO DO FURACÃO

Os furacões nascem no meio dos oceanos, em locais de pouco vento e águas quentes, acima de 27 °C. Nessas áreas, a evaporação é intensa. No local em que a água evapora, a pressão do ar é mais baixa do que nos arredores. Isso faz o ar se deslocar das áreas onde a pressão é maior para o centro do furacão. Esse ar vem cheio de umidade, que evapora e faz crescer o furacão. Por ser um enorme fenômeno atmosférico, o furacão sofre os efeitos da rotação da Terra, ela faz o ar das áreas de alta pressão, como o topo, girar em um sentido, enquanto o ar da base, onde a pressão é baixa, gira no sentido contrário. No meio da tempestade fica o chamado olho do furacão, é uma espécie de buraco por onde o ar frio desce, as chamadas paredes do olho, são regiões onde o ar quente sobe através de um movimento circular em torno do olho dando ao furacão o seu aspecto característico e onde se concentra a umidade da tempestade. Nessa área faz muito calor, não há nuvens e não chove. É por essa região que a água segue evaporando, alimentando o furacão. No oceano, os furacões avançam em regiões de água quente. Ao atingir a terra firme, que é mais fria e seca, eles perdem força e se dissipam. Mas provocam destruição por onde passam.