26 de setembro de 2011

Deslizamento de Terra - Conceito

Desastres naturais são catástrofes provocadas por fenômenos e desequilíbrios da natureza, que causam danos humanos, materiais e ambientais, originando, consequentemente, prejuízos econômicos e sociais. Assim sendo, locais que não possuem nenhum interesse para os seres humanos, não são palco de desastres naturais, mesmo que um evento físico de alta periculosidade ocorra.
Neste nosso blog vamos falar dos diversos tipos de desastres ambientais que impactaram a nossa sociedade,  buscando analisá-los com um olhar crítico de alunos de geografia.
O primeiro tema abordado será o "Deslizamento de Terra".

 Deslizamento de terra

Um deslizamento de terra é um fenômeno geológico que se identifica por grandes movimentos do solo, tais como quedas de rochas e falência de encostas.  
- Fatores que favorecem os deslizamentos de terra:
  • A erosão pelos rios;
  • Deslizamentos de terra causados por grandes chuvas;
  • Abalos de terra (sismos) criam tensões que levam à falência de encostas frágeis;
  • Tráfego, explosões e mesmo trovões causam vibrações que podem acionar a falência de encostas frágeis;
  • O excesso de peso por acumulação de chuva ou neve, deposição de rochas ou minérios, pilhas de resíduos também acumular tensões sobre encostas frágeis até à sua falência;
  • Aluimento - Em geologia, chama-se aluimento a um tipo de deslizamento de terras sobre outro local de menor altitude, que pode ser provocado por chuva intensa ou por um terremoto.
Como evitar o deslizamento por erosão

Existem duas formas:
  • A primeira é repondo a vegetação para que a água que desce pelas encostas das montanhas perca a velocidade ou infiltre no solo criando a voçoroca;
  • A segunda, mais segura, é construir terraços em forma de degraus a fim de proteger o solo da ação das águas pluviais.
 

25 de setembro de 2011

Todo estudante de Geografia precisa ler...

Todo estudante de Geografia precisa ler... JORNAIS.
É desafiador para qualquer estudante de outro curso dizer qual é a bibliografia básica para um aluno de Geografia. Mas uma espécie de texto é necessária para todo e qualquer estudante, e é sobre o Jornal que trataremos neste blog.
Focaremos não na sua leitura desprenteciosa pelas manhãs no café, mas no seu viés crítico, buscando a geografia por trás dos fatos. “É de grande importância relacionar-se os conteúdos escolares aos acontecimentos atuais, para que os jovens percebam que esses conteúdos não são mera ilustração, mas instrumentos de compreensão e transformação do mundo.” (NIDELCOFF, 1993, p.107)
Esperamos que vocês façam deste blog mais uma ferramenta de uma aprendizagem curiosa.